Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

UBE

Loading...
Loading...

Rosas pra você

Loading...

online

Loading...

ELE É...O MEU DEUS DO IMPOSSÍVEL...

Loading...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

JEREMIAS....

Novamente senti no coração que devo postar um capitulo por dia do livro de Jeremias...

O profeta Jeremias é um dos nove personagens chamados Jeremias encontrados na Tanakh (Bíblia Hebraica) que corresponde ao Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs, sendo que esse nome é empregado 158 vezes na Bíblia[1]. O significado do nome é incerto, existindo duas teses aceitáveis: "Iahweh exalta", "Iahweh é sublime" ou "Iahweh abre (=faz nascer)"[2].

Jeremias era um rapaz muito humilde. Seria filho de Hilquias (ou Helcias), um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim a menos de cinco quilómetros a nordeste do Monte do Templo em Jerusalém. (Jr 1:1; Js 21:13, 17, 18).

Embora de família sacerdotal, está ligado às tradições proféticas do Norte, principalmente a Oséias[2], e não às tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém. Como Miquéias, ele pertence ao mundo camponês. De maneira crítica, ele traz consigo a visão dos camponeses sobre a situação do país[3].

É considerado o autor de dois dos livros da Bíblia:

Livro de Jeremias
Livro das Lamentações de Jeremias


Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade ( I Crônicas 29:29) e outros escritores. É a história dos reis de Judá e Israel, desde Davi até Acabe e Jeosafá, num período de 118 a 125 anos), abrangendo a história de ambos os reinos (Judá e Israel) desde o ponto em que os livros de Samuel a deixaram (isto é, na última parte do reinado de Davi sobre todo o Israel), até o fim de ambos os reinos, e após, a queda de Jerusalém, teria escrito o Livro das Lamentações.

Os relatos biográficos em terceira pessoa que encontramos no Livro de Jeremias, que são atribuídos a Baruc, não se encontram em ordem cronológica, entretanto, por meio da seguinte sequência de trechos: 19:1-20:6; 26; 45; 28-29; 51:59-64; 34:8-22; 37-44, pode-se fazer uma leitura destes relatos na ordem cronológica[5]

A atividade profética de Jeremias se iniciou entre os anos de 626 ou 627 AC[2] (1:2; 25:3), quando ele ainda era jovem (1:6), razão pela qual teria demonstrado receio ao assumir tal tarefa[6], e prosseguiu até 586 AC, podendo ser dividida em quatro períodos[3][2]:

1.1 Primeiro período: durante o reinado de Josias (627 a 609 AC)
1.2 Segundo período: durante o reinado de Joaquim (609 a 598 AC)
1.3 Terceiro período: durante o reinado de Sedecias (597 a 586 AC)
1.4 Quarto período: depois da queda de Jerusalém (a partir de 586 AC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE,SUA OPINIÃO SÓ VAI MELHORAR ESSE BLOG.
OBRIGADO