quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jeremías 17

1  O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coraçäo e nas pontas dos vossos altares;
2  Como também seus filhos se lembram dos seus altares, e dos seus bosques, junto às árvores frondosas, sobre os altos outeiros.
3  O meu monte no campo! a tua riqueza e todos os teus tesouros darei por presa, como também os teus altos, por causa do pecado, em todos os teus termos.
4  Assim por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que näo conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.
5  Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coraçäo do SENHOR!
6  Porque será como a tamargueira no deserto, e näo verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
7  Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
8  Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e näo receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidäo näo se afadiga, nem deixa de dar fruto.
9  Enganoso é o coraçäo, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
10  Eu, o SENHOR, esquadrinho o coraçäo e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas açöes.
11  Como a perdiz, que choca ovos que näo pós, assim é aquele que ajunta riquezas, mas näo retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato.
12  Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio, é o lugar do nosso santuário.
13  O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam seräo envergonhados; os que se apartam de mim seräo escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
14  Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.
15  Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do SENHOR? Venha agora.
16  Porém eu näo me apressei em ser o pastor seguindo-te; nem tampouco desejei o dia da afliçäo, tu o sabes; o que saiu dos meus lábios está diante de tua face.
17  Näo me sejas por espanto; meu refúgio és tu no dia do mal.
18  Envergonhem-se os que me perseguem, e näo me envergonhe eu; assombrem-se eles, e näo me assombre eu; traze sobre eles o dia do mal, e destrói-os com dobrada destruiçäo.
19  Assim me disse o SENHOR: Vai, e pöe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram os reis de Judá, e pela qual saem; como também em todas as portas de Jerusalém.
20  E dize-lhes: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, reis de Judá e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém que entrais por estas portas.
21  Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e näo tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;
22  Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.
23  Mas näo escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para näo ouvirem, e para näo receberem correçäo.
24  Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o SENHOR, näo introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, näo fazendo nele obra alguma,
25  Entäo entraräo pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentem sobre o trono de Davi, andando em carros e em cavalos; e eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.
26  E viräo das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de alimentos, e incenso, trazendo também sacrifícios de louvores à casa do SENHOR.
27  Mas, se näo me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para näo trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, entäo acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e näo se apagará.

O homem que confia no homem é maldito. Ele se acha inteligente e capaz de salvar-se, sem depender de um ser superior. Ele pode confiar na força física de poderosos exércitos, na inteligência e tecnologia de grandes cientistas, ou nas filosofias e religiões inventadas pelos próprios homens. O homem que confia no Senhor é bendito. Ele não se acha capaz de entender, explicar ou controlar tudo. Ele reconhece sua pequenez e dependência do seu Criador.

(COLOQUE DEUS ACIMA DE TUDO E DE TODOS SÓ ASSIM FICARÁS LIVRE DE DORES CAUSADA POR TRAIÇÕES,DECEPÇÕES E REJEIÇÕES POIS:
5  Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coraçäo do SENHOR!)

OBRIGADO POR ESTA PALAVRA PAI.

QUE DEUS TE ABENÇOE TAMBÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE,SUA OPINIÃO SÓ VAI MELHORAR ESSE BLOG.
OBRIGADO